quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Ações


    O determinismo e o Liberalismo, na Filosofia, representam teorias cientificas que reconhecemos com bastante polémica, pela controvérsia que verificamos em seu redor. Uma coisa é certa: o determinismo nega o libertismo e o libertismo nega o determinismo. Os deterministas defendem que  nós não temos responsabilidade nas ações que cometemos, pois a nossa forma de agir perante a situação acontece devido a causas anteriores. Ou seja, aqui está uma relação de causa-efeito. Não existem efeitos sem causas que os produzam, segundo estes. Já os libertistas defendem que todos nós realizamos as ações por vontade, não constrangidos. Surge então aqui um grande debate entre deterministas e libertistas. Eu?
Eu gosto do determinismo moderado. O determinismo moderado é uma compatibilidade, ou seja, aceita a ligação entre a liberdade de escolha e o determinismo. Isto porque, as pessoas podem ter determinados comportamentos devido a momentos passados na sua vida , mas temos consciência de que praticamos as ações.
Não vos escrevo isto para recordar a matéria que me vai sair no teste de Filosofia, mas sinto que é um assunto importante para todos nós, pois nem todos estão certos quanto ao que fazemos e se temos consciência que o fazemos. Por vezes adoto determinados comportamentos que nunca imaginei que pudesse realizar. E só depois de ter realizado a ação é que penso nas consequências e como poderia ter sido diferente. Por isso é que a Filosofia me interessa tanto e acho justo expor algo que gosto!
                                                                                                      Com muito amor, sol s2

Sem comentários:

Enviar um comentário