domingo, 11 de setembro de 2016

Sociedade

Era uma vez uma sociedade antiga, em que os valores eram assegurados e os segredos bem guardados. As pessoas acordavam cedo para trabalhar nos campos e jantavam e deitavam cedo para evitar desacatos. A vida era mais dura, mas talvez por ser mais fácil agora, é que a infelicidade é maior. Antigamente, chegar ao cimo das conquistas requeria um esforço redobrado. O que consideramos pouco agora, poderia e pode representar uma grande fortuna para outros. E não podemos deixar de pensar que um simples pedaço de pão constituía, nas mãos dos homens, horas exaustivas de trabalho. Ainda assim as pessoas eram felizes com o que tinham e as crianças brincavam sem qualquer receio na rua. Hoje, posso afirmar viver num mundo vingativo e egoísta. Observo de perto os estudos serem substituídos por vícios e grandes oportunidades a serem desperdiçadas. A imitação passou a ser um grande passatempo, visto que são poucas as mentes que pensam por si próprias e que dão opiniões sinceras. Tudo o que façamos em público, mesmo sendo com a mais boa das intenções pode por conseguinte desencadear critica por parte de alguém. Vivemos o mundo dos outros, esquecendo-nos de que por vezes precisamos de nós próprios para percorrer o caminho da nossa vida.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Cor da tua vida

Hoje acordei com a estranha sensação de que a minha presença no mundo não fazia sentido. A partir do momento em que as tuas palavras tornam-se insuficientes para desabafares a tua alma, então pouco mais haverá a fazer para a reconstruir. O choro que sufoca o teu respirar, o teu falar...a dor que te impede de pensar e que te faz perder batalhas...a mão que não sentes para que te possas apoiar...o abraço que nunca recebeste...o pouco que te faz bem, pouco a pouco é desvanecido. Tudo aquilo que tu fazes e que consideras estar bem, acaba por traçar uma faca no teu corpo, quando percebes que afinal não as fizeste da melhor forma possível. Então se tudo o que tu fazes não se encontra bem, nem que tenha sido feito com a melhor das intenções, obviamente a tua motivação vai desaparecendo, a tua auto-estima vai perdendo a cor que antes revelava. Lentamente, perdes o sentido da cor da tua vida. O teu arco-íris passa apenas a ser constituído por preto e branco. Cada cor representa um sentimento. E neste momento apenas enfrentas ou a tristeza ou a paz. A parte negra é sensivelmente maior, visto que os momentos que refletem a dor nos teus olhos são mais frequentes do que os momentos que te trazem estabilidade. Muitos sonham em poder alcançar os seus objetivos na vida, ou satisfazer os seus prazeres e ambições. Tu sonhas em alcançar a estabilidade. Todas as noites pedes para que no dia seguinte não sejas alvo de criticas. Todos os dias tu imploras por um ambiente pacifico e alegre. Sonhas em prolongar todos os momentos que tens com as pessoas e as coisas que te fazem bem, Todos os dias sonhas poder entrar em casa e não desejar sair outra vez. Isto é o que tu sonhas. Ser forte tem sido o meu forte. Contudo, a minha força não vem de mim. São os outros que me dão partes da sua força, e eu esgoto a pouca que tenho a recompensá-los. Porque a partir do momento em que tu sentes um ponto de felicidade, num parque de profunda tristeza, esse momento torna-se especial e perdura na tua memória para sempre.

A vida não é colorida, é colorível...

Resultado de imagem para cor da vida           

terça-feira, 15 de março de 2016

Caracteriza-te com objetos

Hoje trago-vos algo diferente

Sento-me nesta cadeira, aparentemente abandonada e fria. Esta range por cada vez que me encosto, desnivela por cada vez que me sento nela. Mas é a minha cadeira. Eu gosto de passar grandes períodos de tempo sentada nesta cadeira.

Pego na caneta e seguro-a com a minha mão direita, muito delicadamente. Esta caneta sente o meu suor, o nervosismo e todos os outros estados de espirito que percorrem o meu corpo até à ponta dos meus dedos. A caneta mais do que ninguém, enfrenta os meus sentimentos e mantém-nos dentro do meu corpo.

O lápis aguenta a dor do desaparecimento. Vai se tornando cada vez mais pequeno, porque nele eu desabafo os meus segredos. É um amigo temporário, visto que em breve desaparecerá e logo terei outro, a quem expor os meus pensamentos.

A minha borracha vai sendo destruída. Quando me sinto nervosa ou instável, a borracha vai desaparecendo. Para além de servir para eu apagar memórias impressas ou rascunhos da minha vida, é utilizada como o meu "saco de boxe" pois eu fragmento-a.

Os meus fones são o meu refúgio. Com eles eu canto, sorriu e choro. Devo-lhes muito por tudo o que conseguem fazer por mim. Desligo-me de tudo o que seja incorreto na minha vida, penso em tudo o que trago comigo.

O meu gravador de voz. O meu gravador fornece-me um pouco de segurança. Nele eu posso expor aquilo que mais gosto de fazer e desta forma, apenas ele me julga, demonstrando-me aquilo que ouvem e não aquilo que eu ouço, mas apenas ele.

A bola de vólei simboliza uma grande importância na minha vida. Já me acompanha à cerca de metade da vida. Eu desabafo com a bola, é a minha melhor amiga.

O espelho. Este objeto reflete aquilo que eu sou no presente e faz-me refletir sobre o passado. Ajuda-me a nunca desistir de mim própria, e transmite-me orgulho pelas grandes passadas que tenho dado.

As minhas joelheiras dizem-me que eu sou capaz de me atirar para aquilo que eu mais gosto e permitem-me não desistir e lutar. São essenciais.

Todos estes objetos são característicos da minha vida. Tirar-me algum deles seria retirar um pedaço significativo de mim e daquilo que eu sou. E tu, já pensaste naquilo que te caracteriza?
                                                                                                                 Com amor, sol

segunda-feira, 14 de março de 2016

Sociedade


A vida não complica, nós é que a complicamos. Nós, os humanos, acrescentamos a cultura à natureza. Modificamos o belo, destruímos o natural, atribuímos defeitos a tudo.

As pessoas julgam pela aparência, cada vez mais. As pessoas julgam-te se fores baixo de mais, alto de mais, gordo de mais, magro de mais...As pessoas julgam-te pelo que comes, pelo que vestes, pela forma como falas, como te posicionas no mundo. Mas essas pessoas esquecem-se tu não tens culpa. Nenhum de nós têm culpa. Eu não tenho culpa do formato do meu rosto e dos problemas que tenho ou não. Cada pessoa desenvolve as suas competências, a sua personalidade e aquilo que pretende fazer, ter ou seguir. Considero que para esta situação mudar, esta nova geração deve preparar e educar os jovens da geração seguinte, de forma a que estes vejam a vida com outros olhos. Desta forma, poderiam dar um avanço para uma sociedade mais justa. Uma sociedade em que ninguém julgasse quem quer que fosse. Eu, tu, quem quer que seja, não conhece a razão ou o motivo que leva as pessoas a agir da forma como agem. A pessoa que se encontra por detrás da ação pode ter sofrido muito. Pode inclusive ter assistido a uma morte, pode ter sito ela própria a vitima de uma atrocidade. Pode ter perdido imensa gente que ama, ou então bastou uma, para que fosse fortemente abalada.

Conhece-te sempre a ti próprio antes de querer conhecer os outros. Quando o fizeres, sê cauteloso, mas não te esqueças que, apesar de não ser aconselhável questionares diretamente, existe um passado para tudo e todos.

                                                                                                                            muito amor... Sol

                  

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Pensamento

    Eu amava ouvir os pensamentos das pessoas em meu redor. Só o pensar representa umas das mais bonitas características que o ser humano apresenta e, se nós possuímos esse poder tão extraordinário, temos que o aproveitar, dando-lhe o melhor uso possível, desenvolvendo as nossas capacidades mentais. Por vezes é bom estabelecermos contacto com nós próprios, produzindo um monólogo interior e refletirmos sobre o dia de hoje, por exemplo.
 
     Eu hoje recebi um teste. Confesso que fiquei um pouco desiludida com a nota. Foi uma boa nota, mas não me surpreendeu. Parece-me um pouco egoísta, mas não é. Sou apenas eu a tentar superar-me a mim própria, e quando isso não acontece sinto a derrota. Hoje não senti dores na bochecha, por ter tirado o ciso. Estou com a face inchada mas gostei muito da atenção que recebi de amigos meus, confesso. Gosto muito de receber atenção. Gosto de me sentir mimada. Mas para isso não achem isso estranho, vou mimar quem gosto igualmente. Pequenos gestos meus podem fazer o dia de alguém melhor.
                                                                                                        
   beijinhos, sol s2

Ações


    O determinismo e o Liberalismo, na Filosofia, representam teorias cientificas que reconhecemos com bastante polémica, pela controvérsia que verificamos em seu redor. Uma coisa é certa: o determinismo nega o libertismo e o libertismo nega o determinismo. Os deterministas defendem que  nós não temos responsabilidade nas ações que cometemos, pois a nossa forma de agir perante a situação acontece devido a causas anteriores. Ou seja, aqui está uma relação de causa-efeito. Não existem efeitos sem causas que os produzam, segundo estes. Já os libertistas defendem que todos nós realizamos as ações por vontade, não constrangidos. Surge então aqui um grande debate entre deterministas e libertistas. Eu?
Eu gosto do determinismo moderado. O determinismo moderado é uma compatibilidade, ou seja, aceita a ligação entre a liberdade de escolha e o determinismo. Isto porque, as pessoas podem ter determinados comportamentos devido a momentos passados na sua vida , mas temos consciência de que praticamos as ações.
Não vos escrevo isto para recordar a matéria que me vai sair no teste de Filosofia, mas sinto que é um assunto importante para todos nós, pois nem todos estão certos quanto ao que fazemos e se temos consciência que o fazemos. Por vezes adoto determinados comportamentos que nunca imaginei que pudesse realizar. E só depois de ter realizado a ação é que penso nas consequências e como poderia ter sido diferente. Por isso é que a Filosofia me interessa tanto e acho justo expor algo que gosto!
                                                                                                      Com muito amor, sol s2

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Amanhecer


    Hoje não posso dizer que se aproxima a Primavera, nem tão pouco o Verão. Hoje, para além de ser um dia ventoso, frio e chuvoso, é um dia triste. A dor que tu sentes, o nó que parece aparecer na tua garganta, o aperto no teu coração, a tua respiração ofegante, fazem parte de sintomas do sofrimento, que mais dia menos dia, toca a todos. Por conseguinte, por mais que tu tentes sorrir, por mais que tentes caminhar sem pensar na situação que te atormenta e te pressiona os pensamentos, não consegues ver a felicidade.

Resultado de imagem para ser forte
Os amigos apresentam um papel importantíssimo na tua vida. A música preenche a tua alma de uma forma inexplicável. Fazer aquilo que gostas irá sempre trazer-te conforto e felicidade, e envolveres-te com quem tu mais adoras, amas, com aqueles que te adoram e te amam, te respeitam, irá fazer com que tu sintas paz. Se estas pequenas coisas introduzem felicidade no teu caminho, então porque não focares a tua mente no que te faz sentir bem? Pequenos gestos podem fazer uma diferença enorme na tua vida. Não desperdices um minuto que seja, a lamentar-te, para que um dia mais tarde não te arrependas de um único momento, mas sim relembres as melhores passagens da tua vida. A partir do dia em que ergueres o teu espírito, nada irá parecer triste, nem mesmo o escuro. Tens de ser forte.
                                                                                                                 Com amor, a vossa sol s2

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Motivo

Sentada de frente para a secretária, sinto um desconforto. Não se trata de estar mal sentada na cadeira, mas sinto algo inexplicável dentro de mim, dentro do meu corpo.  Ultimamente tem sido assim. É me difícil explicar as atitudes repentinas que adoto. Num momento estou feliz, ou quase feliz, e no outro sinto-me despedaçada. Agora posso estar triste e daqui a pouco solto uma piada. Desde que me lembro que fui sempre assim, mas nos últimos tempos isto tem-se agravado. Estas mudanças de humor, das quais tenho plena consciência, afetam um tanto o meu dia a dia. Então eu canto e escrevo. Canto para esquecer e escrevo para me lembrar, pois no próximo texto já tenho de te trazer coisas positivas, meu leitor. Não posso perder-me nem deixar que tropece. Vou ser forte.
                                                                                                                 Com amor, sol s2



Resultado de imagem para ser forte

Erguer

Estás sentada/o na cama, no teu quarto, de porta fechada. Não tens motivos aparentes que te façam sair de onde te encontras. Sentes-te sozinha/o, mesmo tendo muita gente em teu redor. Mesmo tendo pessoas que te enviam mensagens, que se preocupam contigo, que tentam falar contigo perguntando-te se estás bem...
Mesmo com essas pessoas todas contornando a tua vida, tu sentes-te sozinha/o, vazia/o, como se faltasse algo dentro de ti que fizesse a tua alma florir. Perdeste a tua vontade de sorrir, estás diante de um grupo de amigos, porém no teu próprio mundo. Um mundo que tu construíste, dentro de um muro de defesas. Tu sentes medo que te magoem de novo, que te retirem a tua vontade de viver. Muitos dos teus amigos , supostos amigos , afastaram-se de ti. Tu mudaste, já não demonstras a felicidade de antes, já não inspiras confiança nem expiras sorrisos. Já não pensas em ti, caíste em tal angustia, em tal sofrimento, que já nem a tua família te reconhece. Tu precisas de ajuda, mas a única pessoa que te poderia ajudar pediu-te para desapareceres da vida dela. O pior, é que tu sabes que ela ainda gosta de ti. Tu sabes que quando passas por essa pessoa, ela olha para ti quando tu não estás a olhar na sua direção. Tu sabes que ela te trata dessa forma para vos proteger a ambos. É o melhor para a pessoa mas o pior para ti. Já não sabes o que são noites bem dormidas, dias bem passados...
Tens de te erguer, por ti. Agarra-te a quem mais gostas e sorri mesmo sem vontade, porque a vida irá arranjar uma forma de colocar uma razão que te faça ser feliz, dentro de ti. Concentra-te no que fazes melhor ou no que sonhas fazer melhor. Propõe e concretiza os teus objetivos. Pega num caderno e escreve o que te vem ao pensamento. Agarra numa bola e desabafa com ela o que mais sentes. Corre, grita, canta, abraça a vida! Trata de quem gosta de ti, ama quem te ama e despreza quem te odeia. Algumas pessoas não valem o que são. Algumas pessoas invejam quem tu és, e só tens de demonstrar que ainda és melhor que o que pensas na verdade. Aprende a valorizar-te junto de quem te valoriza. Ama-te, pensa em ti. Ser forte s2                                                   Com amor, sol

Olá

Olá, é a primeira vez que escrevo para ti e prometo ser forte. Eu não podia deixar de expor um pouco sobre  mim, para que possas, de alguma maneira, perceber que tipo de pessoa tens diante do teu ecrã e que motivos tem ela para escrever de tal forma, para que possamos  prosseguir esta nova jornada juntos. Ainda tenho muito pela frente, uma vida inteira! Mas posso afirmar que já passei algumas situações não muito favoráveis, e pelo simples facto de adorar escrever e desabafar, eu decidi criar este blogue. Sinto a necessidade de expressar os meus pensamentos e sentimentos  nalgum lugar, de forma a puder ajudar alguém num momento mais difícil da sua vida. Por que não começar por aqui? Pensar e expressar são duas das funções características mais bonitas do ser humano. Espero puder vir a ser útil para ti, e que possamos partilhar os nossos sentimentos deste modo tão bonito, que é a escrita.